sexta-feira, 6 de maio de 2016

Dora Iva Rita TAPETES DE GUERRA – CONTAMINAÇÕES


Dora Iva Rita
TAPETES DE GUERRA – CONTAMINAÇÕES
Museu Militar de Lisboa – Salas da Grande Guerra
14 Maio 2016 / 15 horas

Conferência integrada no projeto «Evocação da Grande Guerra» com o apoio do Museu Militar de Lisboa e a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa

 Nesta conferência são abordadas duas situações que demonstram a evidência da contaminação do ato criativo pelas vivências quotidianas. O contacto dos povos do Médio Oriente com os navegantes portugueses que acostaram aos portos do nordeste da Pérsia, desde o século XV até princípio de XVIII, refletiu-se naturalmente na sua cultura e iconografia, influenciando os motivos dos tapetes aí tecidos, referenciados internacionalmente como Tapetes Portugueses.

Também hoje, nessa mesma zona do mundo, as vivências do quotidiano se encontram refletidas na tecelagem tradicional através dos recentemente designados Tapetes de Guerra, reafirmando uma permeabilidade semelhante da iconografia criada, quando os artesãos que os produzem são expostos a fortes e incomuns vivências. Este fenómeno alcança maior visibilidade quando penetra na linguagem pictórica dos tapetes tradicionais, produtos representativos da cultura milenar da região, que adquirem outras narrativas, mais realistas, dramáticas e coevas.