ARTUR RAMOS

CORPOS DESCONHECIDOS

MUSEU MILITAR DE LISBOA
Evocação – arte contemporânea
9ª instalação Evocativa da Grande Guerra
28 de setembro a 28 de outubro de 2018 



















CV:

Artur Ramos, nasceu em Aveiro em 1966. Licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa em 1992. Mestre em Estética e Filosofia da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 2001. Doutor em Desenho pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa em 2007. É docente de Desenho na FBAUL desde 1995. É autor de várias publicações sobre retrato das quais se destaca o livro publicado em 2010, "Retrato: o Desenho da Presença".
Participou em inúmeras exposições das quais se destacam as exposições individuais: "Da Beleza Da Sombra À Luz Do Olhar", desenhos e pinturas, na Galeria SOCTIP em Lisboa em 1992, "Desenhos", na Galeria da Sociedade Cooperativa de Gravadores Portuguesa Gravura, em Lisboa, 1995 e "O Olhar da Paisagem", Desenho e Pintura, na Galeria de Colares em Colares, em 2004.
 O seu estudo académico e a sua produção artística questionam os limites da correção sem a perda da semelhança na representação da figura humana e em particular no retrato. Como pode um retrato ou uma figura ser mais convincente que o próprio modelo. Como pode uma representação mostrar tudo aquilo que a pessoa é mas que dificilmente dá a ver, é a principal questão que os seus textos, desenhos ou pinturas procuram formular.