segunda-feira, 12 de março de 2018

Hugo Ferrão: inauguração 11 de abril


HUGO FERRÃO
ERANOS – BANG! BANG! A CONSCIÊNCIA DE SI.
8ª Instalação Evocativa da Grande Guerra.


O Museu Militar de Lisboa inaugura no dia 11 de abril a 8ª exposição / instalação evocativa da Grande Guerra com uma obra de Hugo Ferrão.
A instalação que Hugo Ferrão nos apresenta, intitulada …  integrada num programa expositivo que visa rememorar a participação portuguesa na Grande Guerra, encontrar-se-á exposta no Museu Militar de Lisboa de 11 de abril a 20 de maio.
Esta obra remete-nos para as questões da deontologia, da ética e dos relacionamentos. Trata-se de uma proposta aberta que provocará em nós inquietações e reflexões sobre o papel que cada um desempenha no tempo atual. Por isso encaminha-nos inevitavelmente para analogias com as inúmeras batalhas travadas no quotidiano que, se por um lado nos impedem as escolhas e as opções da nossa liberdade, por outro reforçam solidariedades.
Sobre esta instalação Hugo Ferrão salienta-nos que em Eranos (…) termo grego (erano) que significa banquete frugal entre amigos, se evocam a materialidade do alimento para o corpo e a imaterialidade da consciência de si, entendida como veículo do conhecimento, capaz de criar palavras e ideias transformadoras.
Esta intervenção tem os apoios do Museu Militar de Lisboa e da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, e insere-se dentro do projeto Evocação - arte contemporânea, que se iniciou a 9 de março de 2016, com o principal objetivo de se recordar e refletir, cem anos depois, sobre dos acontecimentos ocorridos no mundo entre 1914 e 1918 tendo como meio a produção artística feita no tempo presente.