Projecto de arte contemporânea para Evocação da Grande Guerra - MUSEU MILITAR de LISBOA - 14/18.
quarta-feira, 25 de abril de 2018
sexta-feira, 20 de abril de 2018
Evocar a liberdade - Evidenciar a fragilidade
fotografia de Miguel Duarte
fotografia de Miguel Duarte
fotografia de Miguel Duarte
Hugo Ferrão “Eranos- Bang! Bang! A consciência de si”. 2018
11 abril - 20 maio - 2018
A decorrer desde o passado dia 11 de Abril até 20 de Maio na Sala da Grande Guerra do Museu Militar, encontra-se a exposição “Eranos- Bang! Bang! A consciência de si” do professor pintor Hugo Ferrão.
Nesta exposição, o artista pretende evocar o tema de liberdade, para que não sejam esquecidos os sacrifícios por esta. A execução deste projecto, de maneira industrial, remete de imediato para a identidade anónima concedida aos seres humanos quando expostos aos danos das guerras.
A utilização de cartão nas figuras pretende evidenciar a fragilidade humana, onde a cor confere o traço de impessoalidade, devido à simplicidade de tom aplicado através de rolo, trincha e spray, reforçando a ideia de produção industrial, no entanto, sem existir grande detalhe ou controle sobre a sua aplicação. Cada um dos soldados contém números e letras (código de série) riscados e pintados através de alfabetos em chapa, juntamente com marcas de balas representadas através do balão “Bang!” de Roy Lichtenstein. As figuras adquirem o tamanho real de jovens do Colégio Militar, aos quais foram atribuídos números que os identificavam. Pretendendo assim que esta representação seja como um tributo aos que morreram ou transportam consigo o peso da Grande Guerra.
Filipa Pedroso, 2018
Subscrever:
Mensagens (Atom)